Pular para o conteúdo principal

5 maneiras de melhorar os sintomas da ansiedade

Em fevereiro de 2017, a OMS - Organização Mundial da Saúde, divulgou dados alarmantes sobre a psiquê do brasileiro. Segundo a Organização,  23, 9,3% dos brasileiros possui algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da nossa população. 

Segundo os estudiosos, pesam nesses números fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida nas grandes cidades. 

Importante salientar, que ao menor sinal de algum distúrbio comportamental que venha afetar a sua rotina, procure imediatamente auxilio de um especialista. Existem diversas formas de tratar a ansiedade, e certamente um profissional te auxiliará nesta escolha. 

Mas, existem técnicas eficientes e coadjuvantes das terapias tradicionais que podem perfeitamente aliviar os sintomas da ansiedade

1. A prática de exercícios físicos 

Este é um dos melhores remédios para ansiedade. A pratica de exercícios físicos estimula a liberação de endorfina,   que é um substancia produzida pelo cérebro capaz de aumentar a sensação de bem estar e diminuo o stress.
Respeite seu ritmo e dê preferencia a atividades que agradem e que não te provoque desconforto físico ou emociona. apenas movimente-se;

2. Melhore a qualidade do seu sono

O sono de qualidade adequada é a sua melhor proteção contra ansiedade. Existe uma via de mão dupla entre ansiedade e dormir bem (melhor), isso porque a privação de sono nos deixa vulneráveis a ansiedade e o excesso de ansiedade nos leva a insonia.

3. Saiba identificar os gatilhos da sua ansiedade

O melhor observador de nós é, ninguém menos, que nós mesmos. Observe os fatores que te levam a desencadear as crises de ansiedade e trabalhe isso com seu especialista, mas também consigo. O autoentendimento é muito importante na luta diária de uma mente ansiosa. 

4. Planeje sua rotina

A ansiedade, nada mais é, do que o deslocamento da mente para o futuro. Sendo assim, planejar-se, de forma leve e flexível, poderá te ajudar e jamais de esqueça de determinar metas possíveis! Caso contrario o efeito pode ser justamente o aumento da ansiedade. 

5. Medite e respire

Treinar o seu corpo para respirar melhor, de forma lenta e controlada. Respire pelo nariz por 5 segundos. segure por 2 segundos. Então expire como se estivesse assobiando por pelo menos 7 segundos. 
As técnicas de meditação, como forma de controlar a ansiedade, é estudada a muitos anos e sua eficiência é comprovada.  Escolha uma técnica meditativa que melhor atenda as suas expectativas e surpreenda-se com seus benefícios. 

6. Procure Ajuda

Existem muitos profissionais no mercado que podem te ajudar, profissionais de saúde como médico, psicólogos, psicanalistas, terapeutas, terapeuta ocupacional, profissionais do esporte, e também profissionais do coaching. Ou seja você encontra no mercado vários profissionais que podem te ajudar para que você deixe aos poucos esse estado de ansiedade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qualidade de vida da mulher: uma necessidade.

Quantas vezes nós mulheres nos cobramos e somos cobradas nas nossas funções? Ser esposa, mãe, profissional de sucesso. A questão é que em meio a tantas atribuições deixamos de lado nossos sonhos, desejos, vontades e com tudo isto a nossa qualidade de vida. O desgaste na qualidade de vida gera eumeros problemas secundários em decorrência do stress. Dai a necessidade de olharmos para nós mesmas como seres humanos únicos e não mais como esposa, mãe ou profissional.  Insonia, redução do apetite sexual, menstruação desregulada, acne, queda de cabelo, depressão, ganho ou perda de peso e diminuição da fertilidade são apenas alguns dos problemas que podem afetar uma mulher sobrecarregada.  O casamento, por exemplo, é um dos fatores que mais afetam o bem estar feminino. Somos protetoras por natureza e nos sentimos responsáveis por uma quantidade absurda de tarefas, deveres e obrigações, como bem nos aponta esta reportagem . É por isso tudo que eu faço o que eu gosto.

Decisões

Estamos iniciando um novo tempo. Tempo de refletir, repensar nossas atitudes, saber separar o certo do errado. Temos o velho hábito de prometer e não cumprir. A vida nos convida, diariamente, a tomar decisões. Já de manhã decidimos abrir os olhos, sair da cama, tomar café, entre outras coisas, mas normalmente temos a impressão de estar sempre no caminho errado, e parece que andamos para trás, sensações estas que normalmente nos trazem certo desconforto e falta de vontade para encarar um novo dia. O que ocorre é que não aprendemos a escolher com perfeição. O mundo parece nos jogar uma carga tão grande de decisões e com um tempo tão curto, que é fácil se perder. Em certas ocasiões nos sentimos perdidos em meio à multidão, pois, quanto mais olhamos para nosso umbigo, mais solitários nos sentimos. O homem em sua caminhada na Terra passa por muitos momentos. Nossa vida é como uma montanha russa, tem seus altos e baixos. A diferença está em como nós lidamos com as situações.